Se gostaria de receber uma proposta da Medilav® relativamente a algum dos nossos serviços, envie-nos um pedido através do formulário. Obrigado.
A Implementação de um Sistema de Segurança Alimentar é um processo preventivo, baseado na identificação dos perigos no âmbito da segurança alimentar que podem afetar a inocuidade de um alimento.
Pretende-se um controlo eficiente que garanta proteção do negócio!
É fundamental que a Segurança Alimentar seja entendida como um compromisso e um objetivo fundamental por todas as empresas do setor Alimentar, ao longo de toda a cadeia de abastecimento (desde o produtor ao consumidor).
As condições desadequadas de Segurança Alimentar podem originar vários problemas de saúde para os consumidores. Em casos extremos, podem até mesmo, pôr em risco a sua própria vida.
No sentido de prevenir efeitos adversos com origem nos alimentos, é desde 2006 que todas as empresas do setor alimentar devem implementar sistemas de segurança alimentar que lhes permitam organizar e dotar-se de meios e procedimentos adequados, para garantia de higiene e segurança dos produtos que comercializam, conferindo um maior grau de confiança por parte de todos aqueles que os consomem.
Esta obrigatoriedade pressupõe a adoção dos princípios da análise dos perigos e do controlo dos pontos críticos conforme é exemplo a metodologia – HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points).
A Medilav® disponibiliza, com recursos materiais adequados e através de recursos humanos qualificados, o seguinte método de trabalho para implementação da Gestão da Segurança Alimentar nos seus clientes:
Início
Definição do âmbito
Formação da Equipa HACCP
Planeamento
Descrição dos produtos e processos
Identificação de perigos/riscos
Identificação de Pontos Críticos
Medidas de controlo
Implementação
Monitorização
Ações Corretivas
Registos/Arquivo
Verificação e Correções ao sistema
- Auditorias Higio-sanitárias:
Visitas técnicas de Segurança Alimentar periódicas ao estabelecimento, cuja periodicidade e acompanhamento devem ser ajustados à escala dos projetos e número de manipuladores de alimentos. A organização dos serviços de Segurança e Higiene Alimentar fica a cargo da Medilav® e inclui o apoio à gestão e marcação da auditoria (visitas), que será objeto de planeamento prévio entre as partes.
- O Plano de Trabalho que engloba:
– Observação das condições estruturais
– Visualização das condições higio-sanitárias dos equipamentos, utensílios e manipuladores de alimentos
– Verificação o cumprimento de todos os pré-requisitos exigidos
– Esclarecimento de dúvidas
– Recomendações para melhorar as não conformidades existentes
– Elaboração de relatórios em cada auditoria, onde serão descritas todas as não conformidades e recomendações a efetuar, de acordo com a checklist elaborada.
– Documentação HACCP:
– Entrega de Documentação constituída por Manuais (HACCP, Boas Práticas, Instruções de Trabalho, Procedimentos, Registos) – sua atualização e substituição, caso seja necessário.
– Análises Laboratoriais Microbiológicas. De acordo com o Regulamento (CE) nº852/2004 e no decorrer das auditorias pode ser aconselhável a realização de controlo microbiológico a:
- Produtos: Para garantia do cumprimento das boas práticas de fabrico, manipulação e conservação dos alimentos
- Superfícies (equipamentos, utensílios ou bancadas): Avaliação da eficiência da higienização realizada, refletindo no procedimento e produtos usados
- Manipuladores: sensibilização dos colaboradores para as Boas-Práticas. Controlo é efetuado após a lavagem das mãos.
- Água: garante a potabilidade da água de consumo humano
As análises são realizadas em laboratório acreditado previamente orçamentadas.